A JSD de Celorico da Beira deixa aqui a moção apresentada pelo presidente desta CPS, Miguel Espírito Santo, na ultima assembleia de militantes do PSD de Celorico da Beira. A qual foi aprovada por unanimidade e subscrita por todos os presentes.
Moção
As vias SCUT – Sem Custos Para o Utilizador, foram em finais dos anos 90 criadas com o objectivo de reduzir assimetrias de desenvolvimento entre as regiões mais desenvolvidas e as regiões menos desenvolvidas tendo por base critérios entre os quais:
Como nos dois primeiros critérios que referi o Concelho de Celorico da Beira se encontra no nível mais baixo considerado pelas estatísticas, e tendo em conta que as vias alternativas existentes não sustentam o acréscimo de trafego que pode vir a acontecer e a sua pavimentação está em muitos casos muito degradada, o Concelho de Celorico da Beira está a ser altamente discriminado negativamente com a introdução de portagens nas principais vias que o circundam (A25, e A23). E o Município de Celorico da Beira, como é do conhecimento de todos, não dispõe de capacidade financeira para suportar a manutenção necessária das vias em que o tráfego irá incidir.
De referir que dos 914 km de auto-estradas em regime Scut, cerca de 55% situam-se no litoral, atravessando concelhos cujo nível de desenvolvimento que segundo o governo , e tendo por base os critérios referidos, não justificaria a sua gratuitidade para os utilizadores.
Em particular as famílias do nosso Concelho que dependem destas vias para os seus fluxos diários sofrerão acréscimo de despesas insustentáveis para o seu orçamento. As empresas irão ter os seus custos de distribuição muito agravados e a sua competitividade será consequentemente afectada.
Assim, através desta moção aqui apresentada, (que espero que seja enviada a todas as entidades competentes) solicito às entidades que se reveja a situação particular deste Concelho e das suas gentes, deixando aqui sugestão para a minimização deste grave problema:
Quero ainda referir que não sou contra a implementação das portagens nestas vias, visto que quem as utiliza não são só os habitantes locais, e por um principio de equidade e de igualdade quem se desloca do litoral para o interior deverá pagar portagens, tal como nós pagamos quando nos deslocamos do interior para o litoral, sou sim a favor de uma discriminação positiva para os habitantes locais através da total isenção de portagens nos troços mencionados.
Esperando que este órgão faça o que estiver ao seu alcance para que esta moção se faça ouvir nos órgãos competentes, deixo aqui os meus melhores cumprimentos a todos os habitantes de Celorico da Beira a que esta situação, se não tiver o melhor desfecho, irão sofrer elevados acréscimos de despesa no seu orçamento familiar e/ou empresarial.
Celorico da Beira, 12 de Março de 2011
O primeiro subscritor
Miguel Espírito santo
. A nossa Concelhia
. CONCELHIA DO PSD DE CELORICO DA BEIRA
. OS NOSSOS
. Celorico com Pedro Passos Coelho
. OUTROS
. PS dá bilhetes para ocean...
. LANCHE-CONVÍVIO EM CELORI...
. Este é o Estado Social de...
. Debate de ontem entre Pas...
. Comparação programa PSD /...
. Lista candidata à Jsd de ...