Quarta-feira, 28 de Abril de 2010

VINTE E CINCO ANOS DEPOIS

UM NOVO PARADIGMA PARA CELORICO DA BEIRA

 

António Júlio da S. Veiga Simão

 Deputado Municipal - CMCB

 

 

 

29 de Fevereiro e 8 de Maio de 1984 foram as datas que determinaram o meu afastamento de vinte e cinco anos do Concelho natal de meus avós paternos. Até esse momento sempre estive presente em Celorico da Beira ou principalmente em Prados.

 

Este interregno, ditado por questões estritamente emocionais, não descurou a minha curiosidade em acompanhar o evoluir do Concelho na generalidade e da aldeia de Prados em particular, através da família, amigos, da comunicação social e mesmo através de actividades profissionais.

 

Em Março de 2009, o amigo de longa data, oriundo do Concelho de Celorico da Beira, Dr. António Agostinho Lucas da Silva desafiou-me a regressar, incorporando a lista à Assembleia Municipal de Celorico da Beira pela coligação PSD/CDS.

Ouvida a família e após uma breve e fortuita visita ao cemitério de Prados, aceitei o desafio e regressei emocionado a esta terra, integrando a candidatura da coligação, com uma enorme vontade de lutar, pelos meus ideais políticos, mas principalmente por Prados e por Celorico da Beira.

 

Tive oportunidade de afirmar, no comício de campanha eleitoral, em Prados, que nada mais me move do que regressar às origens, trazendo para Celorico da Beira, toda a experiência de uma vida profissional de vinte e três anos dividida entre a administração pública regional, local e a docência no ensino superior.

 

Faz este mês um ano que, paulatinamente, tenho vindo a tomar contacto directo com a realidade do Concelho de Celorico da Beira e se muito se pode ter feito, o triplo se tem que fazer, criando um novo paradigma para este Município.

 

O novo paradigma que preconizo passa, inevitavelmente, por colocar Celorico da Beira na senda do desenvolvimento sustentável, criando um novo modelo de governo local, que assente em novas e fortes políticas sociais, económicas, financeiras, ambientais, culturais e desportivas, entre outras, alicerçadas nas âncoras históricas do Concelho.

 

Não preconizo um Concelho que veja na Autarquia o seu “umbigo” e/ou o seu salão de festas. Preconizo um Concelho que veja na Autarquia uma alavanca de desenvolvimento, uma Autarquia que torne a população e as instituições do Concelho independentes, uma Autarquia que se preocupe com o bem-estar e a saúde pública da população, uma Autarquia que tenha uma visão integrada de e para o território. Finalmente, preconizo uma Autarquia que tenha um Plano Estratégico claro e prospectivo com o qual se construa um novo paradigma para o Concelho.

 

É com esta agenda que lutarei, na Assembleia Municipal de Celorico da Beira, órgão municipal onde me honro de ser deputado, ao lado dos meus companheiros da coligação PSD/CDS, que de forma fraterna e solidária me têm acompanhado, na Assembleia Municipal. A todos o meu bem-haja, em particular ao Nuno Nascimento que, pela sua disponibilidade e paciência, tem sido o meu maior e melhor elo de ligação à realidade celoricense.

 

António Júlio da S. Veiga Simão

 

publicado por jsdceloricodabeira às 19:41

link do post | comentar | favorito

.Contactos

jsdceloricodabeira@sapo.pt 934164241

.links

.posts recentes

. O Futuro somos nós!

. PS dá bilhetes para ocean...

. Politica de verdade!

. LANCHE-CONVÍVIO EM CELORI...

. Este é o Estado Social de...

. Ao que chegámos!

. Debate de ontem entre Pas...

. Comparação programa PSD /...

. Resultados

. Lista candidata à Jsd de ...

.arquivos

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

.pesquisar

 

.Maio 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
18
19
20
25
27
29
30
31

.subscrever feeds